Penacova: Pérgola Raul Lino celebra 100 anos

/, Região/Penacova: Pérgola Raul Lino celebra 100 anos

A Pérgola Raul Lino, situada no centro da vila de Penacova, junto ao edifício dos Paços do Concelho, comemora este ano um século sobre a sua inauguração.

Estes 100 anos estão a ser celebrados ao longo do mês de julho com um programa especial, que complementa também as próprias celebrações das Festas do Município. Música, livros, poesia e teatro são alguns dos eventos que integram o programa. A próxima iniciativa está marcada para terça feira, Feriado Municipal, às 16h00, com o descerramento da placa comemorativa do centenário da Pérgola. No dia 20, às 21h45, há “Ensaio à 6.ª”, com a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Rebordosa. Nos dias 21 e 22 destaque para o “Stock Penacova”; no dia 22, às 15h00, decorre o Encontro de Grupos de Música Popular da Rota da N2; no dia 27, às 21h45, atua o Coral Divo Canto; e no dia 28 destaque para o Prémio Martins da Costa. O programa termina no dia 29, com o “Funny Run”.

A Pérgola, desenhada pelo traço do arquiteto Raul Lino, admirador profundo da paisagem de Penacova foi oferecida, em 1918 pela Sociedade de Propaganda de Portugal, ao povo do concelho. Esta agradável varanda, coberta por velhas glicínias, permite avistar o rio, para jusante, até à curva da Rebordosa, e contemplar uma das paisagens mais icónicas do concelho. Com este programa, a autarquia pretende homenagear a emblemática Pérgola Raul Lino e assinalar o seu centenário, através de uma “programação cultural versátil e diferenciada”, que decorre naquele espaço.