Ginastas do CNM sagram-se vice-campeãs na Madeira

/, Desporto/Ginastas do CNM sagram-se vice-campeãs na Madeira

As ginastas do Centro Norton de Matos (CNM) sagraram-se, no sábado, na Madeira, vice-campeãs nacionais de Conjuntos de Ginástica Rítmica, no escalão júnior.

A equipa do CNM conquistou assim mais um importante título nacional para juntar ao vasto palmarés do quase septuagenário clube. Na prova realizada na Madeira, o CNM esteve representado pelas ginastas Ana Vieira, Beatriz Pinto, Bruna Simões, Catarina Santos, Elisabete Seletcaia, Katerina Dzyakanava e Marta Branquinho, acompanhadas pela treinadora Nina Shevts.

A equipa realizou as suas duas passagens no aparelho fita, de acordo com a escolha da Federação de Ginástica de Portugal para o escalão júnior.

O título de equipa Campeã Nacional neste escalão foi alcançado pelo Ginásio Clube Português, com uma pontuação total de 24,900, tendo o CNM obtido uma pontuação global de 19,150, com destaque para a avaliação obtida no parâmetro de execução, que avalia a componente técnica e artística. A completar o pódio, o Sport Algés e Dafundo obteve o bronze.

O Centro Norton de Matos tem já tradição nesta disciplina olímpica, essencialmente feminina e que combina aspetos estéticos e artísticos através da realização de movimentos corporais, coordenados com o manuseamento dos aparelhos. Soma, como recorda o clube, “inúmeros títulos, nacionais e distritais, arrecadados ao longo dos último anos, bem como um significativo número de presenças em provas internacionais”.

As suas ginastas têm integrado a Seleção Nacional de Ginástica Rítmica, sendo que na época 2017/2018 foram duas as ginastas a atingir esse patamar, com base nos resultados da época anterior – Tânia Domingues e Beatriz Rodrigues. Recorde-se que Tânia Domingues, uma das estrelas do clube e que alcançou o escalão sénior elite, deixou recentemente os praticáveis, com reconhecidas homenagens da Federação, da Associação de Ginástica de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra, da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, e, claro, do seu clube de sempre, o Centro Norton de Matos.

De destacar ainda que sete das ginastas do CNM integram os rankings nacionais para o Ciclo Olímpico 2017-2020 na disciplina de Ginástica Rítmica, integrando ainda Beatriz Pinto o Quadro das Elites (escalão júnior) e Catarina Santos o Quadro das Jovens Promessas para a Ginástica Rítmica.