Alzheimer Portugal quer maior compreensão sobre a demência

/, Saúde/Alzheimer Portugal quer maior compreensão sobre a demência

A Associação Alzheimer Portugal quer que os portugueses compreendam melhor a demência, de forma a poderem ajudar a melhorar o dia a dia dos doentes. Nesse sentido, lançou, na semana passada, uma nova campanha, destinada a combater o desconhecimento e o estigma associados à demência, com a realização de 21 ações em diferentes pontos do país.

No âmbito do Dia Internacional da Amizade, que se comemorou a 30 de julho, no mesmo dia do lançamento da campanha, cerca de 200 colaboradores e voluntários estiveram em várias praias e cidades portuguesas, 21 locais no total, em todos os distritos de Portugal Continental e Arquipélagos da Madeira e Açores, com a missão de apresentar a iniciativa e convidar as pessoas a aderir à campanha, assumindo um compromisso para melhorar o dia a dia das pessoas com demência.

Com esta iniciativa, a Alzheimer Portugal pretende, como explica Manuela Morais, vice-presidente da direção nacional da associação, “aumentar o nível de consciencialização sobre a demência em Portugal, ajudar os portugueses a compreenderem como é que a demência afeta as pessoas, diminuir o estigma e, assim, alterar comportamentos para tornar a sociedade mais amiga das pessoas com demência”.

“Queremos, desta forma, convidar os cidadãos a comprometerem-se ativamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas com demência”, frisa.

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus familiares e cuidadores. Tem como visão uma sociedade que integre as pessoas com demência e reconheça os seus direitos. Mais informações estão disponíveis no site da associação, em www.alzheimerportugal.org.