Expofacic 2018 foi um sucesso

/, Região/Expofacic 2018 foi um sucesso

A Expofacic 2018 foi um sucesso. A comissão organizadora – Câmara de Cantanhede e INOVA – congratula-se com o “êxito consumado” deste grande evento que encerrou no domingo, depois de 11 dias de muita festa, e que contou, pela primeira vez nos seus 28 anos de história, com a visita de um Presidente da República.

A presença de Marcelo Rebelo de Sousa no certame, na passada sexta feira, foi uma das surpresas desta edição. Durante a visita a esta grande feira-festa, o Presidente da República elogiou o percurso e a missão da Expofacic ao longo da sua história, salientando o crescimento e o processo – coroado de êxito – de afirmação do certame de Cantanhede.

Marcelo Rebelo de Sousa percorreu o recinto e interagiu com os visitantes, numa imagem de proximidade e simpatia a que já habituou os portugueses. Deixou a promessa de regressar no próximo ano e, acima de tudo, deu um contributo fundamental no dissipar de possíveis dúvidas sobre a dimensão, impacto e importância da Expofacic, certame que colocou no patamar dos melhores eventos nacionais.

Após a euforia provocada pelo presença do Presidente da República, a animação continuou com os espetáculos de Miguel Araújo e Os Azeitonas, bem como com todas as atrações que se encontravam espalhadas por todo o recinto.

No sábado foi mais uma grande noite. Muito aguardado pelo público, James Arthur brilhou em Cantanhede, num espetáculo memorável a que se seguiu outro, com Mastiksoul a voltar a encantar a assistência.

A Expofacic despediu-se no domingo, ao som dos Xutos & Pontapés, banda bem conhecida e garantia de “casa cheia”.

No rescaldo da edição 2018, o presidente do Conselho de Administração da INOVA, Idalécio Oliveira, deu conta que o número de visitantes foi semelhante ao registado em 2017, confessando-se muito satisfeito com o resultado alcançado. Destacou também os níveis de satisfação muito altos do público, dos expositores e dos artistas presentes.

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, mostrou-se, também, muito satisfeita com o êxito deste certame que, cada vez mais, torna Cantanhede num centro de negócios e lazer. Considera a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, na primeira vez que um Presidente da República realizou uma visita institucional à feira, um alento e um momento que não esquecerá, salientando a disponibilidade que manifestou desde a primeira hora e o reflexo que a sua visita teve, a vários níveis.

O contentamento do tecido associativo e empresarial e a afirmação da Expofacic como a melhor feira-festa nacional, segundo Helena Teodósio, são tónicos fundamentais para a equipa que todos os anos organiza o evento e, também, para todos os que dão o seu melhor para que o certame registe elevados níveis de afluência de público.

A organização começa agora já a pensar no futuro, sendo a requalificação mais profunda do espaço um dos objetivos que quer concretizar, tendo a autarquia um projeto idealizado para o Parque de S. Mateus que implica a análise de questões financeiras e o calendário de execução, de modo a não comprometer a realização do certame.