Louriçal em festa até 15 de agosto

/, Região/Louriçal em festa até 15 de agosto

Matias Damásio, Ana Moura, Virgul e David Carreira são algumas das atrações das festas do Louriçal, no concelho de Pombal, que decorrem de hoje a quarta feira (10 a 15 de agosto).

Organizado pela Junta de Freguesia do Louriçal e pela Associação Critérios e Tradições, este certame, que é já uma referência na região, apresenta um “cartaz de luxo”, conciliando a vertente religiosa – com a homenagem à padroeira, Nossa Senhora da Boa Morte – com a animação.

A gastronomia é outra das atrações, com as tasquinhas a mostrarem os pratos típicos da região, assim como o espaço dedicado às atividades económicas e expositores.

Este é um grande projeto de união, projeção e desenvolvimento da Freguesia do Louriçal”, explica o presidente da Junta, José Manuel Marques, em nota divulgada. Adianta ainda que estas festas têm como objetivo a celebração da freguesia, da sua padroeira e das suas gentes, mas também a possibilidade de “oferecer a todos os que visitam o Louriçal, momentos inesquecíveis de alegria e confraternização”.

As festas começam hoje, pelas 22h30, com uma noite dedicada aos anos 80, a cargo da Banda Índice, seguida da atuação do Dj Cazé (03h00).

A cerimónia oficial de abertura está marcada para amanhã, às 18h00, seguindo-se a inauguração do monumento de homenagem ao “Biscoito do Louriçal”, às 19h00. À noite atuam o grupo de cantares tradicionais “Toca Sem Dó” (21h00), Virgul (23h00) e Dj NS (02h00).

No domingo de manhã destaque para o desporto, com o II Trail “Lama Solta”. A música regressa pelas 20h00 com o teclista Filipe Mineiro, seguido do concerto do angolano Matias Damásio, às 23h00. As batidas do Dj Lino F começam a fazer-se ouvir a partir das 02h00.

O dia de segunda feira é animado pelos gaiteiros “Os Ramboia” (19h00), Ana Moura (23h00) e Dj’s Eurico Lisboa e MC Fubu.

Na terça feira é celebrada missa no Convento do Louriçal, pelas 20h30, seguida da procissão das velas, que contará com a participação da Filarmónica Louriçalense e da Filarmónica da Guia. A música regressa pelas 23h30 com a animação do grupo Sons do Minho e atuação de Elsa Gomes e Dj Nuno Fernandez.

O último dia, quarta feira, começa com a tradicional feira das velharias, a partir das 08h00. À tarde, pelas 15h00, realiza-se a missa no Convento, à qual se seguirá novamente a procissão. Outra das tradições é o festival de folclore, que vai já na 35.ª edição, a partir das 17h00. À noite sobem ao palco David Carreira e o Dj Vito M.

Do vasto programa, apenas os concertos são de entrada paga. O bilhete diário custa seis euros e quem quiser desfrutar dos seis dias de festa pode optar por uma pulseira geral, que custa 18 euros.