Ribeira de Frades honra Nossa Senhora da Nazaré

/, Coimbra/Ribeira de Frades honra Nossa Senhora da Nazaré

Ribeira de Frades vive, na próxima semana, de segunda feira a sábado, as suas tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré que, como habitualmente, envolvem toda a União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades mas atraem também visitantes de todas as localidades vizinhas.

A secular “viagem do Círio”, com mais de 500 anos de história, continua a ser o ponto alto das celebrações, mobilizando muitos fiéis num percurso longo que liga a Igreja de Santa Cruz, na Baixa da cidade, a Ribeira de Frades.

De acordo com Manuel Franco, presidente da Comissão de Festas, esta tradição continua a envolver “muitas pessoas a pé, de motorizada, bicicleta, trator e a cavalo” que, ao longo do caminho, se vão juntando ao desfile, acompanhando a imagem da Santa e saudando também a padroeira à beira da estrada ou das janelas e varandas com pétalas de flores.

A “viagem do Círio” decorre sempre no feriado do dia 15 de agosto. Começa às 8h30, na Igreja de Santa Cruz, com a saída da imagem de Nossa Senhora da Nazaré daquele templo. À tarde, as festividades religiosas continuam com a celebração de eucaristia, às 16h00, seguida de grande procissão. Mais ao final da tarde, inicia-se a viagem de regresso do “Círio” à Igreja de Santa Cruz, num percurso que, dessa vez, será feito de jipe.

Tal como manda a tradição, as festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré conciliam a vertente religiosa com a animação profana, assegurando assim seis dias de muito convívio e confraternização. Manuel Franco enaltece a diversidade da programação, bem como a qualidade do cartaz musical. “Temos um bom programa e esperamos que esta seja uma grande festa, que mobilize a população e atraia muitos visitantes ao Largo do Rossio, onde decorre o arraial”, realça.

O presidente da Comissão de Festas lembra que estas festividades não agradam apenas os habitantes de Ribeira de Frades mas são também um atrativo programa para “as pessoas de todas as localidades vizinhas”, que aproveitam a animação destes dias para se deslocarem a Ribeira de Frades. Lembra, ainda, que a par com a música há também outras atrações no arraial, nomeadamente a nível da gastronomia, onde não vai faltar “a famosa chanfana e outras iguarias típicas que fazem parte das nossas tradições e que queremos manter”.

As festas começam na segunda feira com a atuação de Low Cost. Na terça feira a animação é assegurada por KM2 e Banda Remember. Na quarta, feriado religioso, sobem ao palco Trap Zap e Quim Barreiros, enquanto na quinta feira a música está a cargo de Dexys e Luís Travassos. Já na sexta feira sobem ao palco a Banda Orango e Alex G. As festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré terminam no sábado, 18 de agosto, com o concerto do artista José Cid e a atuação do Dj Kiss Kiss Bang Bang.

As festas contam, como habitualmente, com o apoio da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e pretendem envolver toda a comunidade, assegurando assim seis dias de muito convívio e diversão.