Titanic vai “atracar” no Exploratório a 18 de agosto

/, Coimbra/Titanic vai “atracar” no Exploratório a 18 de agosto

Depois do sucesso registado na Expofacic, a “Titanic – A Reconstrução” vai chegar também a Coimbra, ao Exploratório – Ciência Viva, onde vai poder ser apreciada já a partir do dia 18 de agosto.

Esta mostra, que se estreou em Portugal durante a Expofacic, certame que decorreu em Cantanhede de 26 de julho a 5 de agosto, atraiu cerca de 85.000 visitantes durante os 11 dias daquela feira/festa. Os números agradaram à Fundação Titanic, proprietária da exposição, que pretende agora estender esta mostra em Portugal por mais uns meses.

O famoso barco prepara-se, assim, para “atracar” em Coimbra, naquela que será a sua segunda “paragem” por terras lusas. “Estamos muitíssimo satisfeitos com os níveis de afluência dos visitantes durante a permanência da exposição na feira de Cantanhede. Tivemos milhares de visitantes diariamente, o que revela que esta é uma exposição que agradou ao público português”, revelou o presidente da Fundación Titanic, Jesús Ferreiro.

Recorde-se que a exposição “Titanic – A Reconstrução” é uma mostra que pertence à Fundación Titanic, instituição espanhola que internacionalizou a exposição, pela primeira vez, na Expofacic. O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra foi a instituição parceira deste processo, cabendo ao centro a adaptação da mostra a Portugal. Em função do sucesso da exposição na Expofacic, a Fundación Titanic convidou o Exploratório a exibir a mostra em Coimbra durante os próximos meses.

Consideramos que trazer o Titanic à Expofacic foi uma aposta ganha. Esperamos ter correspondido às expectativas, não só do público, mas também da própria organização da feira de Cantanhede e os resultados não podiam ter sido mais satisfatórios. Contámos com milhares de visitantes na exposição e o feedback das pessoas que por lá passaram foi sempre muito positivo. Agora, perante o convite da Fundación Titanic, teremos a exposição em Coimbra, que contará com algumas diferenças em relação à exibição da Expofacic. Estamos muito entusiasmados com este novo desafio”, revelou Paulo Trincão, diretor do Exploratório.

A exposição “Titanic – A Reconstrução” integra a maior maquete do navio alguma vez feita, sendo esta a peça ex-libris da exposição. A mostra organiza-se em diversos tópicos como a construção do navio e os materiais utilizados, a vida a bordo do Titanic, as telecomunicações utilizadas para o pedido de socorro ou o icebergue, contando com peças originais de época ou réplicas das que foram utilizadas no próprio Titanic. Em Coimbra a exposição contará ainda com audioguias que ajudarão o visitante a conhecer de forma mais aprofundada o naufrágio mais famoso da história. A partir de outubro, a exposição contará também com ateliês de exploração de ciência e tecnologia para visitas de grupos.