Vila Nova de Poiares honra Nossa Senhora das Necessidades

/, Região/Vila Nova de Poiares honra Nossa Senhora das Necessidades

Vila Nova de Poiares vive, de amanhã a segunda feira (11 a 13 e agosto), uma das suas maiores e mais animadas festas. As celebrações em honra de Nossa Senhora das Necessidades voltam a conciliar a vertente religiosa com a animação profana e prometem atrair muitos visitantes ao concelho.

Ponto de encontro de excelência de familiares e amigos, as festas em honra de Nossa Senhora das Necessidades voltam a promover o reencontro festivo em Vila Nova de Poiares. Muitos dos “filhos da terra” regressam ao concelho nesta altura do ano e são também muitas as pessoas que o visitam nestes dias de verão, desfrutando do programa festivo mas também das muitas atrações que este Município oferece.

As festas do concelho continuam a ter um forte pendor religioso, numa manifestação de fé que mobiliza muitos fiéis, que vêm a Poiares para cumprir promessas, homenagear a Santa Padroeira e participar nos muitos rituais e celebrações. Tal como tem sido habitual, o programa religioso é da responsabilidade da Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades – Misericórdia de Poiares, enquanto a parte da animação está a cargo do Município. Esta organização conjunta traduz-se num programa rico e diversificado que assegura três dias de devoção, celebração e muito convívio, onde não faltam também as famosas tasquinhas com a gastronomia regional, os bares, o stand do pão com chouriço, a barraquinha das farturas, uma pista de automóvel que convida à diversão e, ainda, uma recheada quermesse com variados prémios.

Aguarda-se por isso um fim de semana intenso em Vila Nova de Poiares, com muito movimento e alegria pelas ruas. A festa começa amanhã, a partir das 10h00, com música no arraial. Às 21h00 é celebrada missa vespertina na capela, seguindo-se depois a animação no arraial, com a atuação da Banda Vip, às 22h30. A noite termina com o grande concerto de Adelaide Ferreira, que sobe ao palco às 23h30.

No domingo, às 10h00, a Filarmónica Fraternidade Poiarense anima as ruas, seguindo-se, uma hora depois, na Igreja Matriz, a eucaristia, com celebração de batismo. À tarde, às 17h00, é celebrada missa solene, seguida da procissão com a imagem de Nossa Senhora das Necessidades que, como habitualmente, integra representantes das igrejas e capelas do concelho, a Filarmónica Fraternidade Poiarense, a Filarmónica União Taveirense, a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários e o Agrupamento 711 dos Escuteiros. À noite, 22h00, sobe ao palco Ruizinho de Penacova e, às 23h30, Emanuel.

Na segunda feira, às 19h00, é celebrada missa na Capela de Nossa Senhora das Necessidades, por alma dos irmãos falecidos e intenção dos irmãos vivos. À noite, a partir das 22h00, sobe ao palco o grupo AF.

Com entrada livre, estas são as grandes festas do concelho de Vila Nova de Poiares, promovendo o convívio e a diversão da população, dos “filhos da terra” que regressam a casa e dos muitos visitantes que aproveitam para desfrutar do concelho nesta ocasião.