Visitas noturnas dão a conhecer património da UC

/, Coimbra/Visitas noturnas dão a conhecer património da UC

O programa “UC by Night” está de regresso à Universidade de Coimbra (UC). As visitas noturnas decorrem até 8 de setembro, sempre ao sábado, e dão a conhecer a história e o património desta universidade secular, percorrendo alguns dos espaços mais emblemáticos da instituição.

Pelo quinto ano consecutivo, a história e o património da Universidade mais antiga do país revelam-se num programa de visitas muito especial e com número limitado de inscrições (até 80 por noite, divididos por dois grupos, em língua portuguesa e língua inglesa). Começa-se em silêncio, a escutar o tradicional Fado de Coimbra, e acaba-se quase sem fôlego, a contemplar a cidade depois de subir os 184 degraus de acesso ao cimo da Torre da Universidade. Pelo meio, a visita guiada – num registo diferente e intimista – percorre os locais mais marcantes do Paço das Escolas: o Antigo Palácio Real (que integra a Sala dos Capelos, a Sala do Exame Privado e a Sala das Armas), a Capela de São Miguel, a Biblioteca Joanina e a Prisão Académica.

As visitas começam às 21h15, todos os sábados, até 8 de setembro. A visita guiada dura um pouco mais de duas horas e tem o custo de 15 euros para o público em geral e de 10 euros para estudantes (com menos de 26 anos), sendo gratuita para crianças menores de 13 anos. As inscrições devem ser enviadas para reservas@uc.pt.