Montemor: 250 pescadores disputam Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva

/, Desporto, Região/Montemor: 250 pescadores disputam Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva

Cerca de 250 pescadores, oriundos de 22 países, vão disputar, este fim de semana (8 e 9 de setembro), o 65.º Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva em Água Doce. A prova decorre no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, que desde segunda feira acolhe também os vários treinos de preparação para esta grande competição mundial.

Durante a apresentação do evento, que decorreu na terça feira, no Centro Náutico, o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, considerou que é “um orgulho enorme receber este evento” que traz a Montemor-o-Velho “os melhores pescadores do mundo, que utilizam as melhores técnicas”, numa competição “ao mais alto nível e altamente violenta”, pelo esforço que exige aos participantes.

Depois da apresentação do Campeonato do Mundo, a organização conduziu uma visita pelos pesqueiros, onde decorrem os treinos

É uma mais valia para o meu concelho, para a região e para o país”, disse o autarca que também já fez pesca desportiva de competição e conhece bem o prestígio que este desporto “dá aos lugares, ao país e também àqueles que podem visualizar os melhores competidores do mundo”. Emílio Torrão deixou, assim, um convite a todos para que assistam, amanhã e domingo, a este Campeonato Mundial, que tem acesso livre e que decorre num momento festivo para o concelho, já que está também a decorrer, no centro da vila, a Feira do Ano – Festas Concelhias.

O Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva conta com a participação de cerca de 250 pescadores, de 22 países, estando presentes vários campeões mundiais, incluindo o campeão mundial em título, o belga Luc Thijs.

Organizado pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD) e Associação Regional das Beiras de Pesca Desportiva (ARBPD), em parceria com a Câmara de Montemor-o-Velho, vai disputar-se em duas categorias, estando em disputa os títulos de campeão do mundo de nações, a nível coletivo, e o campeão do mundo a nível individual.

Cada equipa vai estar em prova com cinco pescadores, estando acompanhada por outros elementos. A seleção portuguesa é composta pelos pescadores Rui Coimbra, Henrique Ferreira, António Marques, Luís Franco, José Evangelhista e Marcelo Alexandre e tem como selecionadores Flamínio Pechincha e Mário Baptista, que contam ainda com o apoio de José Duarte que, por motivos de saúde, vai acompanhar a prova a partir de casa.

Depois de recordar todo o trabalho que antecedeu esta prova, Carlos Baptista, presidente da FPPD, elogiou as condições que o Centro Náutico oferece, bem como a sua “pista fantástica”, considerando que este é o “melhor cenário de pesca de Portugal”.

Já José Carvalho, presidente da ARBPD, deu conta da complexidade do trabalho que exige uma prova desta dimensão, que teve que ser reestruturada mas que, graças à dedicação de todos, reúne todas as condições para que os pescadores “só tenham de se concentrar em tirar peixe”.

Os representantes da ARBPD e da FPPD que estão envolvidos na organização da prova aproveitaram esta apresentação para dar a conhecer também não só os moldes em que vai decorrer o campeonato mas também pormenores e curiosidades ligadas a este desporto, desde as canas, ao isco, aos acessórios e até à própria estratégia do pescador. Abordaram ainda os métodos de avaliação, com a classificação a ser determinada pelo peso, e a preocupação ambiental deste desporto, onde todo o peixe pescado é devolvido à água, após a pesagem. Quanto às espécies que podem ser pescadas são muitas, como o pimpão, a carpa, a taínha, o peixe gato, a boga, o barbo, o gobio, a perca sol e o achigã.

Os últimos treinos decorrem hoje das 10h00 às 14h00, estando a reunião dos capitães marcada para as 16h00.

As provas do Campeonato do Mundo começam amanhã, às 10h00, depois do sorteio às 7h00 e da entrada nos pesqueiros, controlo dos iscos e engodos e engodagem forte. A primeira prova termina às 14h00 e os resultados são conhecidos às 17h30. No domingo a logística repete-se com a segunda prova. Os resultados vão ser publicados às 17h00 e a cerimónia de entrega dos prémios está marcada para as 18h30.