Dia do SNS comemora-se amanhã em Coimbra

/, Coimbra, Saúde/Dia do SNS comemora-se amanhã em Coimbra

O Dia do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai comemorar-se amanhã (15 de setembro) em Coimbra. As cerimónias começam, às 17h00, na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), na Avenida Afonso Henriques, com a inauguração de uma exposição de fotografia, intitulada “A rega da ‘oliveira SNS’ e António Arnaut”, que inclui fotografias, recortes de jornais e poemas de António Arnaut, recentemente falecido e que sempre apadrinhou este evento.

Depois da inauguração da mostra, seguem-se intervenções do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães; do professor universitário e vice-presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza; do advogado e político, Luís Marques Mendes; da presidente da Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde, Maria de Belém Roseira; do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes (ainda sujeito a confirmação); e do anfitrião, o presidente da SRCOM, Carlos Cortes.

As comemorações seguem depois para o Parque Verde, onde, às 18h30, junto ao Pavilhão Centro de Portugal, será regada a “oliveira SNS” (árvore resistente e símbolo da paz), momento acompanhado por um violinista da Orquestra Clássica do Centro. O ato simbólico da rega da oliveira contará com as intervenções da presidente da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC), Isabel de Carvalho Garcia; do responsável da extinta Liga dos Amigos do Hospital dos Covões, Armando Gonsalves; do jurista António Manuel Arnaut; do presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro; e do presidente da Câmara Muncipal de Coimbra, Manuel Machado.

Recorde-se que esta oliveira foi plantada no Parque Verde em 2009, por iniciativa da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra e a que se associou e apadrinhou desde sempre António Arnaut. “Ao celebrar a efeméride, esta é também uma forma de recordar o Homem, o exemplo e inspiração de um dos principais protagonistas da criação do SNS e mentor da tradicional cerimónia da rega da oliveira”, explica a SRCOM em nota divulgada.

Organizado pela SRCOM e LAHUC, esta cerimónia conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e Orquestra Clássica do Centro.