HOMENAGEM AO PROF VÍTOR SEIXAS EM MIRANDA

//HOMENAGEM AO PROF VÍTOR SEIXAS EM MIRANDA

Amanhã é evocado em Miranda do Corvo o professor VÍTOR LEONEL SEIXAS GOMES. Natural de Castro Daire o referido professor foi para aquela vila nos anos quarenta e dedicou-se com afeto e produtividade não só ao ensino que foi a sua principal missão, mas a atividades de relevo: em concreto o comando dos Bombeiros Voluntários e ainda a direção da Biblioteca Itinerante Calouste Gulbenkian uma novidade que levou livros a recônditas aldeias e lugares e contribuiu para a formação de vários cidadãos. O cinema amador foi outra atividade do professor SEIXAS GOMES que registou em película algumas fases da evolução de Miranda e diversas realizações que ocorreram no concelho. Recordo que mais tarde, ao fixar residência em Coimbra, o citado professor foi também comandante dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS da nossa cidade. O nome do prof. SEIXAS vai ser atribuído amanhã ao fim da manhã a uma BIBLIOTECA no CENTRO EDUCATIVO. A homenagem vem sendo proposta por antigos alunos da ESCOLA PRIMÁRIA DE MIRANDA DO CORVO (amanhã em Décima Confraternização) e que esperam igualmente a atribuição do nome do Prof. SEIXAS a uma artéria daquela dinâmica vila e concelho vizinho de Coimbra, neste tempo em que se assinala um quarto de século da morte do homenageado. Sabe-se que a Assembleia Municipal terá já aprovado esta pretensão.

JORNAL MIRANTE COM NOVO PROJETO

Ainda MIRANDA DO CORVO: O Jornal MIRANTE passou recentemente para a posse do jovem e dinâmico jornalista ANTÓNIO VENTURA que assume também o cargo de diretor da publicação que conta com cerca de quase quarenta anos ao serviço da defesa e propaganda de Miranda. Desejamos felicidades ao novo editor do MIRANTE e envolvemos num grande abraço de reconhecimento a todos aqueles que ao longo da vida do jornal emprestaram o seu talento, e mostraram a devoção pela terra e gentes de Miranda através das colunas do referido periódico. Há destaques que devem ser feitos e, mesmo correndo o risco de falhas, abraçamos o Professor AUGUSTO DOS SANTOS PAULO que foi o fundador do MIRANTE, a Cooperativa MIRANTE e o engenheiro CARLOS FERREIRA que foi recente diretor da publicação. O importante é o MIRANTE ser um defensor e propulsor da atividade socioeconómica de Miranda e alimentar a chama da solidariedade e bem-querença, aspetos que constam do ADN dos mirandenses.

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE COIMBRA REVITALIZADOS

Abordei, a abrir o escrito de hoje, o tema Bombeiros Voluntários de Miranda e Coimbra a propósito da homenagem a ser prestada amanhã ao prof. SEIXAS GOMES que comandou as duas corporações em tempos distintos. As dificuldades dos “soldados da paz” na nossa cidade têm sido grandes e exasperantes em algumas fases da sua vida. Nos últimos tempos o que mais afligia a Instituição era a falta de condições de alojamento/zona de descanso e de operacionalidade para os membros ativos da corporação. Por diversas vezes ao longo das últimas décadas foram dadas notícias de que “agora é que vai ser e vamos ter novas ou renovadas instalações”, mas o tempo ia passando e nada. O Professor Dr. HENRIQUE FERNANDES quando foi empossado como Presidente da Direção procurou atacar o problema e encontrar soluções. Acompanhei-o parcialmente nessa fase e cheguei a pensar que encontrar respostas para os principais problemas seria algo difícil, quase impossível. HENRIQUE FERNANDES determinado, ativo e com a imprescindível colaboração do seu elenco diretivo e do Município de Coimbra está a levar a bom porto a EMBARCAÇÃO BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE COIMBRA. Sobe a minha admiração pelo trabalho que está a realizar e abraço-o por ter conseguido o que a dada altura parecia quase impossível – o que só eleva o seu prestígio e mostra a grande dedicação ao concretizar dos objetivos. Ao Presidente DR. HENRIQUE FERNANDES e a todos os Dirigentes; ao Comandante FERNANDO NOBRE e a todos os membros do Corpo Ativo os meus parabéns. Força, AMIGOS. COIMBRA admira os seus BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS e quem se bate pela cidade e a… DEFENDE.

***

Para NOTA FINAL – e como não consigo apresentar um CARTOON – endereço um abraço de parabéns ao NOSSO CARTUNISTA, querido amigo e sempre colega JOAQUIM BELISÁRIO, pelo êxito do recente Mundial de Pesca Desportiva em Montemor-o-Velho. Lembro que o NOSSO BELISÁRIO já foi campeão mundial nesta modalidade. E é um privilégio para O DESPERTAR ter um campeão mundial nas suas colunas, concordam?

SANSÃO COELHO