Mealhada: Vacariça recebe trail solidário em outubro

/, Desporto, Região/Mealhada: Vacariça recebe trail solidário em outubro

A vila da Vacariça, no concelho da Mealhada, vai receber, no dia 28 de outubro, o III Trail Solidário pela Hipertensão Pulmonar, prova que é apadrinhada pela atleta olímpica Aurora Cunha.

Tal como nas edições anteriores, a antiga atleta campeã mundial de estrada vai ser a madrinha desta prova que tem como principal objetivo assinalar o Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crónica (APHP), uma doença rara e de diagnóstico difícil.

A prova vai começar, às 9h30, no Pavilhão Municipal da Vacariça, e integra uma corrida/trail de 15 quilómetros e uma caminhada de 10 quilómetros.

Com esta iniciativa, a Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar procura alertar o público para os principais sintomas e implicações desta doença, evitando a perda de muitos doentes que não se encontram diagnosticados.

A Câmara Municipal da Mealhada, à semelhança dos anos anteriores, apoia esta iniciativa, quer monetariamente (com a atribuição de um subsídio de 1.100 euros), quer logisticamente.

As inscrições decorrem até dia 21 de outubro e custam 10 euros, havendo um desconto de dois euros para quem se inscrever até amanhã, 15 de setembro. As inscrições podem ser efetuadas na página do evento, em www.runmanager.net.

Cada inscrito tem direito a dorsal, t-shirt, seguro e abastecimento a meio e no final do percurso. Os concorrentes vão distribuir-e pelos vários escalões, de acordo com a idade no dia da prova, havendo prémios para os três primeiros classificados na geral, masculinos e femininos. Haverá ainda prémios por escalões e um prémio para as três primeiras equipas, constituídas por cinco atletas, independentemente do género. A equipa mais numerosa a terminar o trail receberá um leitão assado no final.

A caminhada não terá cronometragem nem classificação.

O secretariado vai funcionar no dia 27 de outubro, das 16h00 às 19h00, na Escola Profissional da Mealhada, e no dia 28, das 7h30 às 9h00, no pavilhão da Vacariça.

De acordo com os promotores, em 2016 e 2017 esta prova registou mais de 300 participantes.