S. Mateus de Soure com cartaz musical de “luxo”

/, Região/S. Mateus de Soure com cartaz musical de “luxo”

O S. Mateus de Soure conta com um programa de “luxo”, preparado para agradar a públicos de todas as idades. A par com as feiras, decorrem diversas atividades durante os seis dias de festa, sendo de salientar os grandes concertos musicais anunciados para estes dias.

Paulo de Carvalho (quinta feira, dia 20), Anselmo Ralph (dia 21), Os Quatro e Meia e Orelha Negra (dia 22), Philarbúrdia (dia 23) e Augusto Canário (dia 24) são alguns dos nomes que vão passar pelo palco principal.

As festas começam na quinta feira, às 8h00, com uma alvorada de 21 tiros. Nesse primeiro dia, abre a Feira das Freguesias, no Parque dos Bacelos (18h30), e a FATACIS, no Espaço Multiusos Soure 1111 (19h00). Destaque ainda para a abertura da exposição de caricaturas, na Galeria Municipal – Adro do Castelo (18h00), e para a atuação do grupo e fados “Saudades de Coimbra” (20h30).

No dia 21, Feriado Municipal de Soure, abrem as feiras da madeira e das cebolas. Às 15h00, uma hora depois da abertura da FATACIS, começa a sessão solene do Dia do Município e sucedem-se, ao longo do dia, vários momentos de animação musical. Destaque ainda, às 11h00, para a celebração de missa na Capela de S. Mateus e, à noite, a partir das 21h00, para a habitual Noite de Soure, com o Café à Moda Antiga, na Praça Heróis Coutinho e Cabral. Remember Revival Band e Big Banda juntam-se a Anselmo Ralf no cartaz musical anunciado para esse dia.

No dia 22 abre também a feira das nozes, está em destaque o desporto com várias atividades e há animação musical e de rua. A noite é de folclore do concelho, seguindo-se baile popular animado pela banda Big Jovem, atuação da banda finalista do IV Concurso de Bandas de Garagem e os já referidos concertos de Os Quatro e Meia e Orelha Negra. Haverá ainda um espetáculo piroágua – show aquático, no Parque dos Bacelos, às 24h00, continuando a animação com o Dj Lima.

No dia 23, para além de todas as feiras que estão a decorrer, não falta também a animação musical durante todo o dia. Destaque também para o programa religioso, com celebração de missas às 9h30, 11h30 e 15h00, na capela de São Mateus. À noite há baile popular com Johnny & Emilie (22h00), atua Philarbúrdia e Dj Lima.

No dia 24 continua a animação musical diversa e está em destaque o desporto, com a realização do 18.º Torneio de Remo Adaptado “Sem Limites”. À noite destaque para os espetáculos de Pedro Tochas, Augusto Canário e Amigos e grupo GMB.

As festas de S. Mateus terminam no dia 25, com o tradicional “Dia da família sourense”, com um programa que decorre no Olival, junto à capela de S. Mateus. Abre com celebração de missa, às 15h30, continuando com o tradicional piq-nic popular, animado pelo Grupo da Sagrada Família e Grupo de Concertinas de Granja do Ulmeiro. À noite há baile animado pelo grupo Celtas.

As festas continuam a ser gratuitas, com exceção dos espetáculos das noites de 21 e 22, em que terão um preço simbólico de dois euros. Estas noites terão um cariz solidário, já que a receita vai apoiar os Escuteiros de Soure que, segundo Mário Jorge Nunes, estão a desenvolver obras na sua sede.