Soure: S. Mateus continua a atrair devotos de todo o país

/, Região/Soure: S. Mateus continua a atrair devotos de todo o país

A devoção por S. Mateus continua a atrair a Soure pessoas de todo o país. As peregrinações e romarias continuam a marcar estas grandiosas festas que animam o concelho no mês de setembro.

O presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, destaca o “grande movimento” que se vive na ermida de S. Mateus, na capela, não só no dia 21 de setembro, dia consagrado a este Santo, mas também no domingo seguinte e no último dia das festas, dedicado à família sourense.

É habitual haver romarias das pessoas da região, desde a zona da Estremadura até à região do Minho. Os devotos de S. Mateus vêm em excursão cumprir as suas promessas e na tentativa de resolver algumas maleitas e realizarem alguns desejos”, explica o autarca.

Esta tradição remonta a tempos ancestrais e nunca se perdeu. Devotos, peregrinos e romeiros chegam à capela de S. Mateus para agradecer ao Santo e cumprir as suas promessas, muitas vezes através de ofertas muito originais, desde bens agrícolas a dinheiro. Segundo reza a tradição, as ofertas derivam de produtos roubados durante o percurso dos devotos e ranchos a caminho de S. Mateus e são depositados no altar. Noutros tempos, era habitual encontrar-se aí “abóboras e espigas (milho e trigo, centeio e arroz), uvas e frutas das novidades, rãs e sapos, lagartixas e gafanhotos, pulgas e moscas, aguardente e vinhos”. Atualmente, é muito mais usual verem-se flores, em grande variedade e quantidade, e também outros produtos da lavoura ou tradicionais que podem ser depois leiloados, revertendo a verba angariada para a conservação da ermida.

Para além dos romeiros que chegam de toda a região, também os sourenses rumam até à capela, seja para as celebrações religiosas que aí decorrem durante as festas ou para o habitual pic-nic, que promove o encontro entre a população e marca o encerramento das celebrações. Este “Dia da família sourense” acontece a 25 de setembro, dia em que o comércio e serviços estão encerrados em Soure, permitindo assim que todos os sourenses possam participar nesta tarde de convívio e animação.