Coimbra comemora amanhã Dia Europeu Sem Carros

/, Coimbra/Coimbra comemora amanhã Dia Europeu Sem Carros

Coimbra comemora amanhã (22 de setembro) o Dia Europeu Sem Carros com atividades para todas as idades. Desporto, música, uma mostra de associações juvenis, uma feira de artesanato “no asfalto” e insufláveis são algumas das propostas para este dia. Várias vias da cidade vão estar fechadas ao trânsito e as viagens nos SMTUC são gratuitas.

O Dia Europeu Sem Carros vai ser assinalado em Coimbra com um programa especial que pretende envolver todas as faixas etárias, convidando as pessoas a deixarem os carros em casa e a viajarem gratuitamente nos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

A Câmara Municipal decidiu fechar ao trânsito em várias vias da cidade, sendo anunciados condicionamentos e cortes entre a Praça da República, Avenida Sá da Bandeira (sentido descendente), Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (sentido descendente), Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges e Ponte Santa Clara (uma via), entre as 10h00 e as 13h00.

O trânsito vai estar também interrompido na Avenida João das Regras, das 10h00 às 19h00, uma vez que é aí que se vão concentrar diversas atividades desportivas e culturais. Dos muitos eventos anunciados, destaque para a realização de uma mostra de associações juvenis e para a feira de artesanato “no asfalto”. A música também não falta neste dia, assim como está assegurada muita animação, com insufláveis e outras atrações, para as crianças e jovens.

A autarquia associou-se também a uma caminhada e corrida solidária, denominada “Passeio da Memória”. Realizados em parceria com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, estes eventos começam, às 10h00, na Praça da República, seguindo pela Avenida Sá da Bandeira, em direção aos Paços do Município e Largo da Portagem. Daí continuam para o Parque Dr. Manuel Braga e Parque Verde do Mondego (margem direita), em direção ao Pavilhão Centro de Portugal. Passam o Rio Mondego pela Ponte Pedro e Inês e terminam no largo existente em frente ao Convento de Santa Clara-a-Velha.

Câmara investe na requalificação do espaço público

As comemorações do Dia Europeu Sem Carros encerram amanhã a Semana Europeia da Mobilidade, que está a decorrer em Coimbra desde domingo. No âmbito deste programa, a autarquia lança um conjunto de três empreitadas de requalificação do espaço público, investimento superior a dois milhões de euros.

Na segunda feira a Câmara de Coimbra consignou a requalificação de sete arruamentos na zona histórica da cidade, que representa um investimento de 739.824 euros e que pretende dotar a importante zona histórica da cidade de melhores condições de mobilidade pedonal e remodelar as infraestruturas existentes.

Na terça feira foi consignada, por 984.588 euros, a requalificação da Cruz de Celas, na Alta, considerada a empreitada de maior relevo. De acordo com o presidente da Câmara, Manuel Machado, a intervenção “Caminhos pedonais – Troços Cruz de Celas/Baixa e Arregaça/Lóios” pretende “reaproveitar o espaço existente, aumentando a área pedonal nestes troços no centro urbano”.

A terceira empreitada vai ser consignada hoje, às 12h00, no parque de estacionamento junto ao McDonald’s da Avenida Fernão de Magalhães. Com um orçamento de 517.273 euros, respeita à primeira fase do “Interface Intermodal Coimbra Norte”, que prevê a criação de uma via de circulação direta entre as avenidas Fernão Magalhães e Padre Estevão Cabral. Será também reformulado o acesso que liga a Avenida Fernão de Magalhães à Avenida Marginal, sob a linha de caminho-de-ferro.

Na quarta feira foi lançada também a campanha “#SaiDaFrente – O Passeio é para os peões”, que pretende sensibilizar os automobilistas contra o estacionamento abusivo, nomeadamente nos passeios, nas passadeiras, nos lugares reservados a deficientes e em vias ou paragens BUS. Para esta campanha a autarquia conta, numa primeira fase, com a preciosa ajuda de mais de 300 jovens de algumas das escolas de primeiro ciclo do concelho que, com blocos de “Multa Moral”, vão “autuar moralmente” os infratores. Esta campanha prevê ainda ações pedagógicas pela Polícia Municipal e ações de divulgação dos transportes escolares gratuitos pelos SMTUC nas escolas.

Integrado neste programa realizou-se também, ontem, na Câmara, uma conferência dedicada à temática da mobilidade, onde foram abordados projetos de Mobilidade no Centro Histórico e das Ciclovias, entre outros. À tarde foram analisados projetos ligados aos SMTUC, como a monitorização de viaturas, a aplicação móvel Move.me ou a “Descarbonização nos Transportes Públicos de Coimbra nos 110 anos da sua existência”.