Coimbra recebe comemorações do Dia do Farmacêutico

/, Coimbra/Coimbra recebe comemorações do Dia do Farmacêutico

Coimbra recebe, na próxima quarta feira, 26 de setembro, as comemorações do Dia Nacional do Farmacêutico, data que tem um significado especial para todos os farmacêuticos portugueses.

Esta efeméride é celebrada em Portugal desde 1989, precisamente no dia que, no calendário litúrgico romano, corresponde ao dia de São Cosme e São Damião, os santos padroeiros da profissão farmacêutica. Desde então, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) assinala este dia com a realização de várias atividades e iniciativas marcadas pelo “convívio e confraternização entre colegas e pela valorização do papel destes profissionais de saúde na sociedade”.

Este ano as comemorações decorrem no Convento São Francisco, com uma sessão solene que tem início às 17h00. Cumprindo uma tradição de quase três décadas, a Ordem dos Farmacêuticos vai distinguir personalidades que ao longo da sua vida profissional se notabilizaram por terem contribuído para valorizar e prestigiar os farmacêuticos. Vai prestar também, como refere no seu site, “homenagem aos colegas que completam 50 anos de licenciatura e de dedicação à profissão”.

Os reconhecimentos estendem-se ainda aos mais jovens, que vão ser distinguidos com o Prémio Sociedade Farmacêutica Lusitana, atribuído aos alunos com classificações mais elevadas em cada uma das nove instituições de ensino que lecionam o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticos.

O programa abre com a receção aos participantes, seguida do acolhimento e boas vindas, pela presidente da Secção Regional do Centro, Ana Cristina Rama. Às 17h30 tem início a conferência “Os desafios da bioética”, proferida pelo professor Alexandre Quintanilha. Depois de um momento musical, decorre, às 18h30, a sessão de abertura, que conta com as presenças do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes; do presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado; e da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins.

O programa continua, a partir das 19h00, com a homenagem póstuma a José Maria Lino, entrega de Medalhas de Honra da Ordem dos Farmacêuticos, homenagem aos farmacêuticos que completam 50 anos de profissão e entrega do prémio “Sociedade Farmacêutica Lusitana”. Termina com um jantar de encerramento, a partir das 20h30.

As comemorações do Dia do Farmacêutico são organizadas todos os anos, de forma rotativa, pelas três secções regionais da OF, cabendo este ano à secção do Centro, em parceria com a entidade nacional. Envolvem várias outras ações em diversos pontos do país, muitas das quais de farmacêuticos a título individual ou de outras organizações e associações setoriais.