RE/LER E FALAR DE JOAQUIM NAMORADO

//RE/LER E FALAR DE JOAQUIM NAMORADO

Li a reflexão preocupante que o Professor RUI NAMORADO faz no seu blogue O GRANDE ZOO a propósito de uma sondagem para as europeias em França. Os “macronianos” seguem na frente com uma percentagem ínfima sobre a Senhora Le Pen. Recomendo a leitura deste texto (UMA TRAGÉDIA FRANCESA VERNIZ DE MUDANÇA NUMA COSMÉTICA CONSERVADORA é o título-síntese dado pelo autor). ainda a saber, neste blogue, que o poeta JOAQUIM NAMORADO vai ser evocado, nesta sexta às 18 horas, na CASA DA ESCRITA com a presença de JAIME FERREIRA a propósito do livro O HERÓI no “NEO-REALISMO MÁGICO”. Vão estar igualmente presentes RUI NAMORADO e JOSÉ VITÓRIA. Amanhã (sábado) às três horas da tarde o Doutor PEDRO PITA apresentará, no mesmo espaço, uma conferência sob o tema RE/LER O POETA JOAQUIM NAMORADO. No final da sessão decorrerá um Recital de Poesia por RUI DAMASCENO e JOSÉ ANTÓNIO FRANCO. É importante ter a memória viva e atuante para evocar com regularidade JOAQUIM NAMORADO como cidadão exemplar e Personalidade Cultural de Referência.

JÚLIO PEREIRA COM NOVO LIVRO

No dia 29 deste mês JÚLIO PEREIRA lança um novo livro no CAFÉ SANTA CRUZ às 16 horas. Título da obra cuja capa reproduzimos: “O PRINCÍPIO DO FIM”. Tive o privilégio de acompanhar este fecundo autor na sua fase de lançamento e regozijo-me por constatar que continua a trabalhar e a ter êxito no que escreve e lança a público. JÚLIO PEREIRA subiu a pulso na vida e é um exemplo para todos nós; a sua escrita é sempre cuidada e apelativa.

PROF. SEIXAS FOI HOMENAGEADO EM MIRANDA

No passado fim-de-semana, como referimos na anterior edição deste semanário, foi homenageado em Miranda do Corvo pelo município e pelos seus antigos alunos, em Décima Confraternização, o professor VÍTOR SEIXAS. Deixamos aos leitores uma foto do momento da sessão no CENTRO EDUCATIVO daquela vila em que o seu filho, o médico LUÍS GOMES, agradece em pé a homenagem sendo ladeado pelo Presidente do Agrupamento Escolar, Presidentes do Executivo Municipal e da Assembleia Municipal. O líder municipal Doutor MIGUEL BAPTISTA deu conta, nesta realização, que em breve será dado o nome do homenageado a uma rua da sede do concelho.

VELHOS JUNIORES DA BRIOSA EM CONFRATERNIZAÇÃO COM CAGANÇA

Amanhã vão reunir em Coimbra antigos jogadores de futebol dos juniores da ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA das épocas de 59/60 e 60/61. De manhã a COMITIVA DOS CRAQUES que foram treinados pelo Professor BENTES vai assistir ao Académica/Farense em sub-23. Após a APROVAÇÃO DOS COMENTÁRIOS DAS TERTÚLIAS DEDICADAS AO JOGO em que, pelo menos, Soares Rebelo e João Rocha terão uma palavra a dizer, os VELHOS JUNIORES entram em campo para um almoço no 39 – Ano Grande seja como restaurante seja como ano da conquista da Primeira Taça de Portugal. Ai que sauuuudades da nossa BRIOSA a conquistar títulos entre os maiores. Coimbra precisa de acordar para apoiar a atual direção e a equipa de futebol sénior a regressar à PRIMEIRA LIGA.

COMBOIOS A HIDROGÉNIO NA LINHA DA LOUSÃ?

Hoje são flashes que integro nestas colunas que ouso ocupar neste mais do que centenário semanário. Alguns dos leitores mais atentos perguntarão: hoje não fala dos desmantelados ramais ferroviários da Lousã e da Pampilhosa? Caros Leitores: é preciso digerir mais alguns milhões pagos a uma empresa rodoviária para transportar os passageiros do Ramal da Lousã nos próximos três anos e o facto de a linha continuar sem comboios. Aliás, nós continuamos sem ter respostas às nossas CARTAS ABERTAS para Senhor MINISTRO DO PLANEAMENTO E INFRAESTRUTURAS e para o Senhor PRESIDENTE DA CIM, cartas aqui publicadas acerca deste tema. Ainda hoje penso que o Senhor Ministro não tem o efetivo conhecimento da importância da ferrovia da Lousã para o DESENVOLVIMENTO DO NOSSO INTERIOR E PARA O TRANSPORTE DE MERCADORIAS. Creio que se tivesse já tinha mandado repor com urgência o comboio na Linha da Lousã. E presumo que é isso que irá acontecer. Quem sabe se um dos novos comboios a hidrogénio em fabrico franco-alemão e que começaram a circular há cerca de uma semana na Alemanha não virá para a LINHA FERROVIÁRIA DA LOUSÃ?!

SANSÃO COELHO