Águas do Centro Litoral e Grupo AdP sensibilizam para o valor da água

/, Coimbra, EMPRESAS/Águas do Centro Litoral e Grupo AdP sensibilizam para o valor da água

Água com um Pingo de Consciência” é o mote da campanha de sensibilização lançada, na terça feira, no Museu da Água, em Lisboa, pelo Grupo Águas de Portugal (AdP) e que todas as empresas do grupo vão implementar na sua zona de intervenção, onde se inclui a Águas do Centro Litoral (AdCL).

Promover a utilização eficiente da água através da consciencialização para o seu valor em todas as dimensões é o objetivo desta campanha que vai ser veiculada através de anúncios de imprensa, rádio, televisão, outdoor e meios digitais, estando ainda previstas ações em escolas e workshops sobre eficiência hídrica, em utilizações urbanas, nomeadamente na rega de espaços verdes e lavagem de ruas, para técnicos municipais.

A AdCL e todas as empresas do Grupo AdP juntam-se, assim, para sensibilizar a população para o valor da água. Esta campanha surge na sequência do Estudo Nacional sobre as Atitudes e Comportamentos dos Portugueses face à Água, realizado em abril de 2018, que identificou a existência de dissonâncias entre as atitudes e os comportamentos face à água. De acordo com aquele estudo, os portugueses consideram a água como o mais importante recurso mas não o valorizam e reconhecem mesmo que praticam desperdício. O estudo, que teve a participação de mais de 1660 pessoas num inquérito online, conclui também que os portugueses consideram as campanhas de sensibilização como uma das ações mais indutoras de comportamentos de poupança e valorização da água.

Esta campanha reforça a necessidade de usar a água de uma forma eficiente e racional, uma vez que a sua escassez é uma realidade inevitável, designadamente no contexto das alterações climáticas.

Neste sentido, estão a ser preparadas ainda outras ações de promoção da eficiência hídrica, a desenvolver em parceria com diversas entidades públicas e empresas tuteladas pelo Ministério do Ambiente.

AdCL promove ações de sensibilização no Dia Nacional da Água

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, a AdCL, entidade responsável pela captação e tratamento de água, vai promover, na segunda feira, ações de sensibilização em Arganil e Marinha Grande. Nestas visitas pretende alertar os mais jovens para o valor da água e para a necessidade de adotarem comportamentos sustentáveis, no que se refere ao seu uso eficiente.

Com estas iniciativas, pretende-se desenvolver o programa de Educação Ambiental da empresa, que possibilita uma maior proximidade junto dos seus utilizadores, no sentido de promover e enraizar os conceitos de educação e sustentabilidade ambiental”, realça a empresa.

Para além da sensibilização da população escolar, a AdCL pretende também dar a conhecer o seu papel enquanto dinamizadora do desenvolvimento sustentável na região onde atua.

As comemorações do Dia Nacional da Água vão terminar com música portuguesa, no dia 5 de outubro, às 18h30, na Praceta de São Pedro, em Porto de Mós, onde decorre o concerto “Um Trompete junto ao Lena”. Promovido em parceria com a autarquia, este concerto da Banda Filarmónica da SAMP vai apresentar um programa que realça a ligação da música com a água, fazendo ainda um tributo a dois nomes da região – o rio Lena e o já falecido maestro Joaquim Lopes, celebrando o centenário do seu nascimento.