Coimbra celebra o seu património com programa para todos

/, Coimbra/Coimbra celebra o seu património com programa para todos

Coimbra celebra, de hoje a domingo (28 a 30 de setembro), o vasto património da cidade com um programa turístico que procura dar a conhecer e valorizar as muitas riquezas que a cidade oferece. Às Jornadas Europeias do Património associa-se também o Dia Mundial do Turismo, que ontem se celebrou, num programa abrangente que convida à descoberta dos encantos da cidade.

Promovido pela Câmara Municipal, este programa junta, portanto, património e turismo e, de uma forma lúdica e cultural, vai percorrer “espaços e tempos encantados da cidade”, procurando valorizar assim a história e a identidade de Coimbra.

Pensado para os conimbricenses mas também para os muitos turistas que visitam a cidade, as comemorações enquadram-se no tema “Partilhar Memórias” e têm como objetivo contribuir para o reavivar contínuo da memória, para que o passado não seja esquecido, fazendo com que a história se eternize, passando de geração em geração.

Espetáculos musicais que privilegiam a etnografia e o folclore, hoje e amanhã, a partir das 22h00, na Praça 8 de Maio; a 15.ª Exposição de Espantalhos, amanhã, das 10h00 às 17h30, no Parque Dr. Manuel Braga; e o espetáculo de dança/movimento contemporâneo “Vagar”, amanhã, às 21h00, no Pátio da Inquisição são algumas das atrações do programa que inclui, ainda, várias visitas comentadas a espaços museológicos municipais e visitas guiadas subordinadas aos mais diversos temas ligados à cidade e às suas vivências e tradições.

O programa convida também a usufruir da atrativa Linha do Botânico (SMTUC), que dá a conhecer um dos belos espaços verdes da cidade.

Está também disponível o autocarro panorâmico Yellow Bus – Funtastic Coimbra, que faz o percurso pelos mais belos espaços da cidade.

De referir ainda que, nestes três dias, o Museu Municipal de Coimbra tem entrada livre em todos os seus núcleos museológicos – Núcleo da Cidade Muralhada/Torre de Almedina (hoje e amanhã das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00), Coleção Telo de Morais /Edifício Chiado (hoje das 10h00 às 18h00 e no sábado e domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00) e no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra/Torre de Anto (de hoje a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00).

As iniciativas são, na sua maioria, gratuitas, mas de inscrição obrigatória e limitadas a um número de participantes.