Enigmas regressam hoje à Baixa com muita aventura

/, Coimbra/Enigmas regressam hoje à Baixa com muita aventura

A Baixa de Coimbra transforma-se hoje (28 de setembro) num palco de descoberta e mistério. Perto de 50 equipas, de dois a cinco elementos, vão participar no Enigma Challenge, evento que, das 18h00 às 22h00, vai percorrer o centro histórico da cidade, num programa repleto de aventura e suspense onde, passo a passo, os participantes vão desvendando vários enigmas até encontrarem o “tubarão escondido” que marca o final da prova.

Esta é a terceira de quatro noites temáticas que a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) está a promover de julho a outubro, sempre na última sexta feira do mês. Desta vez, o programa surge envolto em mistério e promete grandes surpresas. O jogo começa às 18h00 e prolonga-se até às 22h00, com três equipas a saírem a cada 15 minutos. Neste desafio vão percorrer a Baixa e também os estabelecimentos comerciais aderentes, numa descoberta que, para além do decifrar dos vários enigmas, vai aproximá-los do centro histórico e dos seus estabelecimentos comerciais.

Esse é, no fundo, o grande objetivo de todas estas Noites Temáticas. “Pretendemos contribuir para a dinamização do centro histórico mas, acima de tudo, queremos habituar as pessoas a virem novamente à Baixa”, sublinhou o presidente da Agência, Vítor Marques, durante a apresentação do evento, que decorreu na segunda feira na Auto Industrial, parceiro desta iniciativa.

Vítor Marques convida as pessoas a “virem à Baixa fazerem as suas compras” e lembra que “cada vez mais temos aqui essa diversidade de serviços que, por vezes, procuram nos centros comerciais”.

O Enigma Challenge é realizado com o apoio de duas empresas de Coimbra ligadas aos jogos de fuga, a Brainmaze e a Puzzle Room. João Alves, da Puzzle Room, destacou o facto de as inscrições terem esgotado em “menos de 24 horas” e espera que esta seja uma noite de aventura na Baixa. “Vamos criar um jogo de equipa que terá que ser feito pelas ruas, com interação com os lojistas, que vai manter os participantes nas ruas durante cerca de uma hora”, explicou.

Sem revelar segredos, Eduardo Alves, da Brainmaze, adiantou que o objetivo é “encontrar o tubarão escondido”, numa dinâmica que conta com cerca de 12 lojas parceiras e 15 convidadas mas que, desta vez, passará mais pelas ruas do que pelo interior das lojas.

A Auto-Industrial associa-se à realização deste evento, procurando contribuir para a dinamização da Baixa, área onde está instalado há várias décadas. “Estamos muito sensíveis e preocupados com o que se passa na Baixa, mas continuamos a acreditar nela e queremos contribuir para a sua dinamização”, sublinhou Ivo Monteiro.

No final do jogo, as três melhores equipas vão receber prémios surpresa da Auto-Industrial. A todos os participantes serão oferecidos também vouchers de descontos da Brainmaze e da Puzzle Room.

Vítor Marques desafiou ainda todos os comerciantes a deixarem as suas lojas iluminadas e com os seus artigos em exposição, tornando assim esta área mais atrativa para quem a visitar nesta noite.