Sete cidades do Centro voltam a caminhar contra o cancro da mama

/, Coimbra, Região, Saúde/Sete cidades do Centro voltam a caminhar contra o cancro da mama

Mais de 10.000 pessoas são esperadas nas caminhadas “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, que vão unir, no dia 6 de outubro, sete cidades da região Centro – Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu.

Promovidas pelo Movimento Vencer e Viver, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC), este evento pretende sensibilizar para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama. Durante a apresentação das caminhadas, que decorreu na terça feira, no Café Santa Cruz, em Coimbra, Natália Amaral, do NRC-LPCC, desafiou a cidade a associar-se a esta causa que, de um modo geral, “tem registado uma maior adesão todos os anos”.

De acordo com os dados divulgados, no ano passado a iniciativa juntou, nas sete cidades, perto de 10.000 pessoas, número que a organização espera ultrapassar agora no próximo dia 6 de outubro. Desde que foi lançada, em 2010, a caminhada já envolveu mais de 45 mil participantes e permitiu a angariação de cerca de 273 mil euros, valor que reverte na íntegra para a apoiar os muitos projetos de apoio aos doentes e famílias que a LPCC promove.

A nossa luta é, sem dúvida, a prevenção”, sublinhou Natália Amaral, considerando que estes eventos sensibilizam e alertam a comunidade para os sinais a ter em conta, ao mesmo tempo que promovem o contacto com muitas mulheres que sobreviveram à doença e que transmitem a sua mensagem de esperança e força, como as muitas voluntárias que integram os vários núcleos do Movimento Viver e Vencer.

Qualquer pessoa se pode associar a estas caminhadas. As inscrições estão já a decorrer, nos vários núcleos e também noutros espaços que se associam à iniciativa. Podem ser efetuadas também no próprio dia, nos locais das concentrações. Para mais informações ou inscrições, os interessados devem contactar as extensões do Movimento de cada uma das sete cidades ou contactar diretamente o NRC-LPCC, através do telefone 239 487 490.

Em Coimbra, vários estabelecimentos comerciais da Baixa apoiam o evento, promovendo a caminhada, efetuando inscrições e vendendo os respetivos kits. A iniciativa partiu, há três anos, de Arménio Pratas, da Sofimoda, na sequência de um contacto de uma das voluntárias, e estendeu-se rapidamente a muitos outros estabelecimentos, sendo desejo deste comerciante “ver toda a Baixa unida nesta causa”. O kit, que inclui t-shirt, garrafa de água e folhetos informativos, tem um custo de cinco euros, valor que reverte na íntegra para o NRC-LPCC.

Com início marcado para as 15h00, em todas as cidades, a caminhada conta com um programa de animação complementar, antes, durante e no final do percurso, terminando num ambiente de confraternização entre todos.

Em Coimbra a caminhada começa na Praça da República onde, segundo Sónia Silva, do NRC-LPCC, há animação a partir das 13h00, com um Dj e pinturas faciais. A caminhada vai ser acompanhada por um grupo de gaiteiros e quando chegar à Praça 8 de Maio o grupo vai ser surpreendido por concertinistas. No final, quando chegar ao Parque Verde, há uma aula de zumba, atua um grupo de cavaquinhos e um grupo de dança. Destaque ainda para o momento emocionante do cantar do hino associado a esta causa, com letra da autoria de uma das voluntárias.